O que é a mamografia?

A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las.

De acordo com o Regulations Medical Device, órgão americano de vigilância sanitária, o método pode identificar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. Quanto mais cedo o tumor for removido, mais eficiente é a redução da taxa de mortalidade das pacientes.

Mamografia

O que é a Mamografia Digital?

Um dos recentes avanços do método é a mamografia digital. O sistema é equipado com receptor digital e um computador, que grava as imagens geradas pelos raios-x em apenas 15 segundos após a exposição. O radiologista pode alterar a magnificação, orientação, brilho, contraste através do computador para verificar melhor áreas da mama.

Na mamografia convencional as imagens são gravadas em filme e demora entre 30 minutos e 60 minutos para a obtenção do diagnóstico. Quando a imagem não é satisfatória o exame tem que ser refeito e o paciente expor-se a nova carga de radiação.

Na mamografia digital os procedimentos são os mesmos, a mulher fica de pé e os seios são pressionados para que haja a superexposição dos tecidos mamários e verificar se há nódulos nos músculos.

Por ser mais rápido, a paciente recebe menor dose de raios-x com maior qualidade diagnóstica, com menor número de exposições durante o exame. Esta tecnologia permite que o resultado e as imagens sejam enviados via internet para qualquer parte do mundo.